Como antagonista ao front-end, desenvolvimento back-end é tudo aquilo que envolve o core de uma aplicação, ou seja, tudo aquilo que o usuário não vê e que diz respeito à sua infraestrutura interna e funcionamento. Também faz parte das habilidades exigidas deste programador que ele saiba trabalhar com variados tipos de frameworks e bibliotecas. Entre elas, as mais comuns são jQuery, VueJS, Angular, TailwindCSS e Bulma.io. A disposição das páginas de um site, sua aparência, layout, aplicações de interação, enfim, tudo aquilo com o que o usuário pode se comunicar está dentro do escopo de trabalho de um desenvolvedor front-end. Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Imagine ser capaz de criar uma aplicação web completa do início ao fim, incluindo a interface do usuário, a lógica do lado do servidor e a integração com banco de dados. Dessa forma, o back-end utiliza algumas stacks para seu desenvolvimento, bem como o front-end. É importante conhecer o propósito de cada tecnologia, para que seja possível https://www.pragmatismopolitico.com.br/2024/01/curso-desenvolvimento-web-meses-alavancar-carreira.html escolher a melhor combinação entre elas de acordo com o seu objetivo. A pessoa desenvolvedora mobile é responsável por criar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Além disso, devs back-end geralmente trabalham em conjunto com profissionais de DevOps para criar e gerenciar a infraestrutura de servidores.
Você terá conhecimentos tanto em frontend quanto em backend, podendo atuar em diversas etapas do desenvolvimento. É uma carreira em que a aprendizagem contínua e a adaptabilidade são essenciais para o sucesso. Se você deseja explorar a carreira do Desenvolvedor Full-Stack ou simplesmente entender o que torna esses profissionais tão cruciais no mundo da tecnologia, Por que bootcamp de programação vai te fazer um profissional melhor? você está no lugar certo. Este guia abrangente mergulhará profundamente no universo do Desenvolvedor Full-Stack, revelando suas responsabilidades, as habilidades essenciais, histórias inspiradoras e as melhores maneiras de embarcar nessa jornada empolgante. Prepare-se para desvendar os segredos de uma das profissões mais dinâmicas e vitais da era digital.
Além de desenvolver o front-end e o back-end de uma aplicação, um dev full stack também pode ser responsável pelo deploy da aplicação. Essa formação já tem como requisito que você tenha um conhecimento prévio com desenvolvimento. Mas se estiver dando os seus primeiros passos na área de desenvolvimento, na Alura você terá acesso a diversas outras formações e cursos que vão desde o básico de HTML e CSS até conceitos mais avançados como desenvolvimento de APIs. Além de ter o primeiro contato de forma prática com os frameworks React, Node.js, Spring e outros que são bastante populares no mercado atualmente. A Alura oferece projetos práticos para que você possa aplicar os conhecimentos adquiridos e construir aplicações reais. Isso te ajudará a ganhar experiência e confiança para encarar desafios mais complexos no mundo real.
Garanta sua qualificação para atuar com desenvolvimento de software, gestão ágil de projetos e produtos, arquitetura de software, desenvolvimento … Aprenda a desenvolver projetos, implementar soluções e construir modelos de análise capazes de fazer as organizações tomarem decisões mais rápidas e … Para quem é full stack, noções razoáveis de MySQL, MongoDB e Oracle Database, os mais comuns bancos de dados utilizados hoje, são exigências bastante comuns.
Em outras palavras, o mercado de trabalho para os programadores nunca esteve tão generoso. Neste caso, tornar-se um programador freelancer costuma trazer muitas vantagens, como por exemplo flexibilidade de horários, de local para trabalhar e oportunidades de trabalho por todo o mundo. Entre os frameworks mais utilizados por esses programadores estão Django, Rails, Laravel, Phoenix e Spring Boot.
Por terem um escopo de trabalho bastante extenso, os devops costumam ser 100% focados em infraestrutura, mas é importante que um desenvolvedor full stack tenha conhecimentos básicos para operar também neste nível. Uma vez que o desenvolvedor full stack está capacitado para agir tanto em front como em back-end, este tipo de profissional é comumente contratado para a liderança de projetos de grandes proporções. Utilize frameworks como Django, Flask ou Pyramid para acelerar o desenvolvimento back-end em Python.